event_note

Curso de Extensão: Curso de programação para administração de redes de computadores
18/11/17 a 27/01/2018

16/11/2017

RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO:

Acesso ao Edital:

---------

IMPORTANTE: Para efetuar sua inscrição, você deverá anexar cópia do seu histórico escolar ou boletim atualizado, pois a classificação dos candidatos será por coeficiente de desempenho, calculado pela média aritmética de todas as notas obtidas pelo aluno até o momento.

Sobre o curso:

O curso segue um modelo de ensino híbrido em que o aluno estuda previamente, em casa ou outro ambiente fora da sala de aula, o conteúdo que será trabalhado na próxima aula presencial. O curso possui 52 horas, divididas em: - 36 horas de estudos presenciais (nove encontros); - 16 horas de estudos autônomos (praticados antes dos estudos presenciais).

O Curso é pautado numa dinâmica de resolução de problemas, os quais são contextualizados com situações enfrentadas no dia a dia de um profissional que administra redes e seus serviços. Os conceitos são apresentados sem perder de vista sua aplicação prática na resolução de problemas.

Para orientar o estudo tanto dentro quanto fora da sala de aula, serão adotados Roteiros de Aprendizagem específicos para estudos autônomos e presenciais, os quais orientam: o que deve ser lido, os problemas que precisam ser resolvidos, bem como os materiais de apoio associado (textos, vídeos e programas).

Os problemas são baseados em servidores Linux, arranjados em rede em um laboratório virtual no Oracle VM Virtual Box que deverá ser montado pelo aluno.

As resoluções dos problemas deverão ser realizadas através de programas desenvolvidos na linguagem Python.

O curso foca no emprego de programação para automatizar soluções de:

- Monitoramento da comunicação de computadores em rede;

- Monitoramento de discos e partições de computadores em rede;

- Compartilhamento de diretórios e transferência de arquivos;

- Monitoramento de ações de usuários;

- Cópias de segurança em rede;

- Sincronismo de dados entre dois ou mais computadores;

- Comunicação de eventos e de alertas através de e-mails e mensageria instantânea.

Vagas: Serão disponibilizadas 30 vagas, sendo 20 vagas destinadas aos alunos do IFRO e 10 vagas destinadas ao público externo.

Pré-requisitos: Este curso é direcionado para alunos que estejam matriculados e cursando qualquer curso de nível superior na área de informática (CST em Redes de Computadores, Bacharelado em Sistemas de Informação, CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, etc.). Outro pré-requisito é que o aluno já tenha concluído alguma disciplina de programação, como Lógica de programação, Linguagens de programação, Programação orientada a objetos, Programação estruturada, etc.

Edital: Ao se inscrever neste curso, o candidato assume ter lido e compreendido o Edital.

Acesse o Edital:

Inscrições e envio de documento:

Inscrições:

Para se inscrever, você deve acessar o sistema ou criar um cadastro

Após acessar o sistema, na parte inferior desta página, antes do mapa, haverá um link para a realização das inscrições.

Como anexar seu histórico ou boletim:

Após fazer sua inscrição, em “Submissão de Trabalhos” clique em “SUBMETER”:

1 - Em Eixo Temático, selecione “Histórico acadêmico ou boletim atualizado”.

2 - Em Título, escreva seu nome completo;

3 - Clique em “Arquivo” e selecione o documento a ser enviado;

4 - Para finalizar, clique em “Submeter Trabalho”.

Lembre-se: Sem o histórico ou boletim, a inscrição não poderá ser validada.

23:28 - Para se inscrever neste Evento, ou Submeter um Trabalho, é necessário primeiro acessar o sistema ou criar um cadastro.
Acessar Criar Cadastro

library_books

Submissão de Trabalhos

Normas file_download

Data limite para submissão de trabalhos: 14/11/2017

event_note

Inscrições de 07/11/2017 00:00 até 14/11/2017 23:59

CURSO DE PROGRAMAÇÃO PARA ADMINISTRAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES
Estar cursando curso superior na área de Informática e visto ao menos 1 disciplina de programação.
Silmar Antonio Buchner de Oliveira
CURSO DE EXTENSÃO